quinta-feira, 29 de setembro de 2011

1a carta do Baralho: O Cavaleiro


Para quem já pôde ver as cartas do Baralho Cigano, ou quem tem acesso as cartas, gostaria que analisassem bem a primeira carta ou lâmina, como preferirem...
Obviamente cada Baralho Cigano é diferente um do outro, existem símbolos diferentes e as figuras, que são mais comuns, também diferem umas das outras, representando coisas diferentes mesmo que as idéias principais não mudem entre os diversos tipos de baralho que temos (O Cavaleiro, O Livro, A Casa etc etc).
Vou iniciar fazendo uma reflexão rápida e significativa sobre a minha percepção da primeira lâmina, que corresponde ao Cavaleiro.
O Cavaleiro pode significar que algo está para acontecer bem rapidamente na vida da pessoa, de bom ou ruim, dependendo do contexto em que essa carta sair porém significa, acima de tudo, que algo precisa ser resolvido para ontem, ou seja, que a pessoa precisa ter uma atitude rápida em sua vida, tomar as rédeas de sua vida e resolver o problema ou situação em que se encontra, sendo boa ou ruim.
Indo mais além, não é a toa que esta é a primeira carta do nosso baralho cigano, pois acredito que por ser uma carta que pede urgência na resolução de problemas e atitudes e iniciativas rápidas por parte do consulente, nada melhor do que ser a carta de frente do baralho, a primeira que encontramos quando abrimos nosso baralho em ordem.
Falando de ordem, para nós Umbandistas, temos na carta O Cavaleiro, também a ordem e disciplina porém não vemos esta carta simbolizando Pai Ogum (Trono Masculino da Lei) e sim, Exu, que geralmente é o Exu da pessoa, trazendo algo ou cobrando alguma atitude do consulente.
Quando esta carta aparece, o que está sendo tratado no jogo acontece rápido ou as atitudes têm de ser rápidas, antes que a vida as tome, ou seja, antes que as coisas fujam do controle da própria pessoa.

Espero que tenham gostado, isso foi o que me permitiram passar, por enquanto. Em breve falaremos das outras lâminas também.

Axé para todos e um abraço carinhoso a todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário