Artigo da semana

Peixes e Marinheiros


“Minha jangada vai sair pro mar,
Vou trabalhar, meu bem querer
Se Deus quiser logo eu vou voltar
E um peixe bom, eu vou trazer
Eu vou trazer, meus companheiros, também vão, pro mar
E a Deus do Céu vamos agradecer.”

Ponto cantado no Templo da Luz Dourada


Todos nós somos constantes marinheiros, em busca de um bom peixe para o Pescador Maior no mar da vida.
Hora somos peixes que precisamos ficar bons o bastante para sermos pescados, e hora somos marinheiros, juntos e unidos para pescar, fazer nosso trabalho com dedicação, determinação, coragem e confiança.
Quando somos marinheiros, devemos ter o cuidado de ao jogar a rede, não pescarmos pedras nem cascalhos do fundo do mar, afinal, não precisamos disso.
Quando somos peixes, devemos viver a vida do mar como ela é, convivermos com essas mesmas pedras e cascalhos que existem no chão do mar, predadores, peixes menores e maiores, outras espécies, enquanto peixes temos o direito de vivermos a vida próxima dos cascalhos e pedras e não compreendê-los, pois só assim, no dia em que precisarmos ser marinheiros de fato saberemos separar os bons peixes, dos que ainda precisam crescer, ou dos que não estiverem bons ou até mesmo das pedras e cascalhos.
Embora a pesca dependa dos marinheiros, cabem aos peixes permitir que sejam pescados ou não. Quando os peixes se sentem bons o bastante para serem pescados pelos marinheiros, eles se permitem essa nova fase, para que possam servir à mesa do Pescador Maior, que ensina, acolhe e transforma esses peixes em futuros e jovens marinheiros com o tempo, paciente que é.
Agora, o cuidado maior dos peixes que se sentem prontos, é escolher seu marinheiro para ser pescado, tendo em vista que existem marinheiros e pescadores. Os marinheiros tem propósitos maiores para os peixes. Já os pescadores, se servem destes peixes que estão bons ou dos que ainda sequer estão prontos e, os que não são devorados, servem aos pescadores em seus pequenos aquários, lisos e limitados, pela ilusão de um mundo maior, refletido nas paredes de vidro, frias e transparentes.

Tenha na mente que enquanto peixe, o mar da vida precisa de você, convivendo com os cascalhos, pedras e todas as outras formas do mar e o mar chora, quando um peixe é pescado. De felicidade por um marinheiro e de tristeza e angústia por um pescador.

Salve a Marujada! Salve o povo do mar!

Inspirado por “Seu Quebra-Onda